JLPT

Nihongo Nōryoku Shiken 「日本語能力試験」

A Avaliação de Proficiência na Língua Japonesa (Nihongo Nōryoku Shiken ou JLPT – Japaneses Language Proficiency Test) foi criado em 1984 para avaliar e certificar a proficiência no idioma japonês aos não-nativos. Em 2008 foram mais de 560.000 alunos inscritos em todo o mundo. Ele é realizado duas vezes ao ano na Ásia Oriental e uma vez por ano aqui no Brasil. O JLPT tem cinco níveis, sendo o N5, o mais básico e o N1, o mais difícil.

Após 2 anos de estudo na Escola de Língua Japonesa de Salvador já é possível prestar o exame para o Nível 5 do JLPT aqui mesmo em Salvador. Nossa cidade é uma das sedes do Nihongo Nōryoku Shiken no Brasil.

A classificação no exame pode ser utilizada, por exemplo, como critério de seleção em empresas japonesas e aprovação em bolsas de estudo e instituições de ensino no Japão. Naturalmente, estudantes de língua japonesa também fazem o exame para avaliar seus conhecimentos.

Veja na tabela abaixo como o teste é dividido e com quanto tempo você deverá se organizar para realizar cada etapa:

Nível Etapas do Teste 〈Tempo do Teste〉
N1 Conhecimento da Língua (Vocabulário/Gramática)・Leitura〈110min〉 Audição
〈60min〉
N2 Conhecimento da Língua (Vocabulário/Gramática)・Leitura 〈105min〉 Audição
〈50min〉
N3 Conhecimento da Língua (Vocabulário)〈30min〉 Conhecimento da Língua (Gramática) ・Leitura 〈70min〉 Audição
〈40min〉
N4 Conhecimento da Língua (Vocabulário) 〈30min〉 Conhecimento da Língua (Gramática) ・Leitura 〈60min〉 Audição
〈35min〉
N5 Conhecimento da Língua (Vocabulário) 〈25min〉 Conhecimento da Língua (Gramática) ・Leitura 〈50min〉 Audição
〈30min〉

      ¤ O tempo alocado para cada seção pode mudar. O tempo previsto para a seção de Audição pode diferir ligeiramente de acordo com o comprimento do material gravado.

      Veja nas tabelas abaixo como é o sistema de pontos para a classificação e obtenção do Certificado:

Os Score Reports (Relatórios de Pontuação) serão enviados para os candidatos através da Escola de Língua Japonesa de Salvador ou da instituição local da cidade onde você fez o teste e cada um receberá um relatório com o resultado por volta de março do ano seguinte. Se você não receber este relatório até o final do mês programado, entre em contato com a nossa Escola ou com a instituição local da cidade onde você fez o teste.

Saiba mais sobre os níveis de proficiência: clique aqui! (site em inglês e japonês)