Sobre

Histórico de Fundação da Escola

Em 1986, intensificou a vontade dos associados da ANISA de implantar aulas de língua japonesa, e com o incentivo do Sr Kyuji Shimizu e contribuição do Prof. Mori que era um professor proveniente do Japão contratado pelas empresas japonesas instalado no Pólo Petroquímico de Camaçari, exclusivamente para acompanhamento da educação dos filhos.

No início as aulas eram aos domingos numa das salas onde funcionavam as atividades da ANISA e contavam com 30 alunos na época. Eram ministradas seguindo as orientações do prof. Mori, com a participação dos Srs. Ishii, Hoshi, Katayama e posteriormente das Sras. Narita, Saho, do casal Tahara e do Sr. Takenami. Nesse mesmo ano, com a mudança do local de realização das atividades da ANISA, ficou impossibilitada a continuação das aulas. No entanto, incentivado pelo responsável da JICA, Sr. Yaeo, e com a contribuição da profª. Tereza Onaga, realizou-se a locação de uma sala de aula na Escola Pequenópolis e as aulas nos fins de semana foram reiniciadas, com uma média de 50 alunos. As atividades aconteciam com a participação ativa do corpo docente e associados, não só nas aulas, mas na manutenção e higiene do local. Posteriormente, a Sra. Okabe contribuiu para o desenvolvimento do curso de origami com os alunos da escola.

Nesse intervalo, as professoras Saho, Narita e Tahara formavam-se em cursos de Educação em Língua Japonesa desenvolvidos pela Nihongo Fukyuu em São Paulo, recebendo assim autorização a graduação para o ensino. Ao mesmo tempo, a Escola da ANISA foi cadastrada oficialmente no atual Nihongo Koryuukikin. Isso possibilitou e viabilizou o apoio da JICA, pois até então a escola funcionava com dedicação voluntária de todos que direta ou indiretamente contribuíram para sua manutenção.

1986年2月 サルバドール日本語教室開設
Escola de Língua Japonesa é fundada
1988年3月 サルバドール日本語学校に名称変更
Mudança do nome para Escola de Língua Japonesa de Salvador
1992年9月 サルバドール日本語学校モデル校落成
A Escola de Língua Japonesa de Salvador conclui o curso de Escola Modelo
1996年2月 成人クラス開設
Inauguração das Aulas para adultos

Objetivo da Escola

 Oferecer aulas de língua japonesa para iniciantes até os graduados, com objetivo de ensinar a ler, escrever, conversar e interpretar a língua japonesa sem distinção de etnia, credo, gênero, ou classe social. Além disso, temos o trabalho de fazer a divulgação da cultura japonesa em Salvador, não só através da língua, como da dança, da escrita, da arte e muitos outros elementos.

Diretoria

Diretora Educacional: Profª. Ângela Tahara
Diretora da Escola: Profª. Yoshiko Kanzaki
Vice-Diretora da Escola: Profª. Fátima Narita
Diretora Financeira: Profª. Kiyoko Sakamoto